• A VIDA DE UM RECRUTA.

  • (1.ºTURNO DE 1972)

    NO DIA 17 DE JANEIRO DE 1972, ENBARQUEI NUM COMBOIO NA ESTAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO EM ERMESINDE, COM DESTINO À RÉGUA. ENCONTREI DENTRO DESSE MESMO COMBOIO, ALGUNS JOVENS, SEGUIAM O MESMO DESTINO.DENTRO DO COMBOIO, COMO SEMPRE SUCEDIA, ERA A QUESTÃO QUE SE COLOCAVA, ERA A SEGUINTE; "VAMOS" PARA A TRÓPA"NÃO PODIA PROPOR, O MEU BEM ESTAR. TINHA ACABADO DE DEIXAR PARA TRÁS, A MINHA CASA, O MEU EMPREGO, OS MEUS FAMILIARES, E A MINHA NAMORADA.O COMBOIO CHEGOU AO SEU DESTINO, TIVE QUE MUDAR PARA UM OUTRO MUITO VELHO, A CARVÃO, A QUEM LHE CHAMAVAM O "TEXAS". ESSE QUE IA EM DIREÇÃO A VILA REAL DE TRÁS OS MONTES. A MARCHA DESSE COMBOIO ERA BASTANTE LENTA. PENSANDO QUE HAVIA UMA NECESSIDADE DE QUEIMAR, ALGUMAS ETAPAS, ESTABELECENDO COM ELEVADO RIGOR, DE RECURSOS, E COM A DREGADAÇÃO AMBIENTAL.
    O DITO COMBOIO "TEXAS," SE APRÓXIMOU DA ESTAÇÃO DE VILA REAL DE TRÁS OS MONTES, ERA MAIS UM JOVEM, COMO TANTOS OUTROS, QUE DESEMBARCA PARA CAMINHAR. COM UMA PEQUENA MALA. E CAMINHOU ATÉ À UNIDADE DO REGIMENTO DE INFANTARIA N.º 13, PARA SE APRESENTAR JÁ COMO RECRUTA.PENSANDO NOS CAMARADAS, QUE COMIGO VIAJARAM, TRANSMITIMOS EM VERSO DE UMA FORMA MENOS "FLORIDA", E NÃO DEIXAMOS POR ISSO TRANSMITIR, OS NOSSOS SENTIMENTOS.ALI DEIXEI UM EXEMPLO DISSO MESMO.AS PALAVRAS FALARAM POR MIM, ERA MAIS UM JOVEM QUE ACABAVA DE VESTIR A FARDA DO EXÉRCITO, ERA MAIS UM RECRUTRA, QUE A PARTIR DESSE MOMENTO, SE COMEÇAVA A PREPAR, PARA MAIS TARDE ENFRENTAR A GERRA DO ULTRAMAR.DOIS MESES E ALGUNS DIAS SE TINHAM PASSADO, E O DIA DE JURAMENTO DE BANDEIRA ACABAVA DE CHEGAR, APÓS O JURAMENTO DE BANDEIRA, FUI TRANSFERIDO PARA UMA OUTRA UNIDADE, PARA O REGIMENTO DE INFANTARIA N.º2 EM ABRANTES, PARA TIRAR ESPECIALIDADE DE CORNETEIRO, E NESSA MESMA UNIDADE FUI MOBLIZADO, PARA A GUERRA COLONIAL EM MOÇAMBIQUE.
    A MINHA ESPECIALIDADE CHEGAVA AO FIM, DE "MAÇARICO" ACABABA DE PASSAR A PRONTO, JÁ ERA UM SOLDADO COM ALGUMA EXPERIÊNCIA, FUI TRANSFERIDO PARA A UNIDADE R.I.1.NA AMADORA, PARA ME JUNTAR À COMPANIA QUE ESTAVA ESCALADA, PARA VIAJAR PARA MOÇAMBIQUE, AFIM DE ENFRENTRAR A GUERRA COLONIAL.

BERNADINO PEIXOTO COM A G.3 NA MÃO JUNTO COM UM CAMARADA.

ANTIGO R.I.2 EM ABRANTES ONDE TIREI A MINHA ESPECIALIDADE DE CORNETEIRO 1972:

REGIMENTO DE INFANTARIA N.º1 AMADORA ONDE SAÍU A C.CAÇ.4141 OS GAVIÕES COM DESTINO AO AEROPORTO DE LISBOA NO DIA 12 DE NOVEMBRO DE 1972 COM DESTINO A MOÇAMBIQUE:

Ainda não há nenhum videoclipe