ROTAÇÃO DA C.CAÇ.4141 OS GAVIÕES:

A companhia de caçadores 4141 os gaviões entregou a zona ao checas acabados de chegar e no dia 23 de Março de 1974 iniciou os movimentos para Entre os Rios-Malema onde chegou no dia 25 de Março de 1974 rendendo no local a C.Caç 3468 .

A companhia ficou com a sua sede e um grupo de combate.Seguiu para Mutuáli um grupo de combate e dois grupos de combate foram reforçarn a C.CAÇ.4242 no destacamento de Belém para fazerem patrulhamentos APSICOLÓGICA a companhia passou a aderir para efeitos operecionais ao B.CAÇ.19.A companhia deixou de aderir ao B.CAÇ-19 para efeitos operacionais passando aderir ao B.CAV.8421. sediado no em RIBAUÈ passando a pertencer ao setor C. atividade operacional desenvolveu-se por patrulhamentos 1 2 e 3 dias de uma secção por dia por pelotão.

Foi efetuada a sobreposião das duas companhias tendo sido rendido o pessoal do destacamento de MUTUÁLI no dia 26 de Setembro de 1974.Foi entregue ao Comando da 2.ª C.CAÇ./B.C.CAÇ.4813 a responsablidade da zona de ação em 30 de Setembro de 1974.

A C.CAÇ.4141 os gaviões teve embarque previsto de regresso à Metrópole no dia 14 de Outubro de 1974-🙂😀

 

RENDIÇÃO DA COMPANHIA 4141 OS GAVIÕES.

Estava no interior da minha caserna deitado na cama quando na parada do Lunho senti a algazarra dos meus camaradas dei uma espreitadela na porta da caserna e vi a chegar várias viaturas do nosso exército que transportava mais uma companhia de checas que nos vinham render e povoar as sempre perigosas matas do Lunho.O olhar trépido estampado nos seus olhares bem como a farda camuflada que envergavam aínda relusente trouxeram-me à minha lembrança  a minha chegada ao buraco do Lunho.Entretanto abandonaram as viaturas observando todos os cantos daquele buraco que a partir daquele momento seria habitado por eles.Os checas não imaginavam que iam enfrentar um cenário de guerra na chegada dos checas nós velhinhos os abraçamos os comprimentámos e quisemos demonstrar o nosso estatuto de velhinhos.😀

ACIDENTE NA OFICINA MECÁNICA NO LUNHO:

Durante um incêndio verificado no dia 12 de Abril de 1973 ficaram feridos e tendo sido evacuados para a enfermaria do setor "A" o 1.º cabo mecánico Carlos A.S. Pereira o soldado António M.C. Ferreira  e o  Carlos A.S. O resultado desse incêndio ficou gravemente ferido e tendo vindo a falecer no dia 25 de Abril de 1973 o soldado condutor auto Joaquim J. Serrão.😮

ESTAÇÃO DE NAMPULA VISTA DE FRENTE:

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA NAMPULA:

AVENIDA DE NAMPULA:

UNIDADE MILITAR DE NAMPULA:

FEIRA EM NAMPULA:

AEROPORTO DE NAMPULA: